domingo, 17 de julho de 2011

O Sexo dos Nossos Poderosos Neurônios.

By Zoelma Lima                                                                            

A ciência já comprovou que o cérebro da mulher funciona de forma diferente do homem.  Se nós mulheres não tivéssemos bons circuitos cerebrais para detectarmos as necessidades dos outros, com certeza nossa espécie seria extinta. Penso assim, sinto assim e vou explicar porque.
        O início de nossas vidas, a base de nossa existência é feminina. Tenho convicção de que essa afirmação ainda causa polêmica, talvez hoje apenas inquietação. Por volta da 8ª semana os fetos do sexo masculino começam a produzir seus hormônios (entre eles a poderosa testosterona). Os hormônios vão inundando a massa encefálica dos que virão a ser os machos da nossa espécie. No decorrer da gestação muita coisa acontece. Emocionalmente, psicologicamente, biologicamente, física, e espiritualmente. Por isso no fim da gestação somos tão diferentes, homens e mulheres e são essas diferenças que irão determinar muitos dos nossos comportamentos que serão bem caracterizados por cada sexo. Um simples exemplo. Porque e pra qual função, homem tem glândula mamária? Depois naturalmente atrofiam e perdem a função inicial obviamente. Ainda no ventre, os testículos se desenvolvem na barriga, no baixo ventre, onde em nós mulheres estão localizados nossos ovários. Com o tempo e a quantidade necessária e imprescindível de hormônios masculinos, eles descem, migram para o escroto.                   
         Ainda existem dezenas de diferenças perceptíveis ao olho nu, algumas delas: Homens falarão pouco, pensarão muito em sexo e terão grandes dificuldades em entender as emoções alheias. Mulheres falarão muito, terão menos disposição para o sexo, possuirão uma capacidade enorme de fantasiar, imaginar e serão altamente intuitivas. Penso que parece preconceituoso, mas não é. É racional, simplório, porém, muito natural. Adoro essa palavra. Tudo o que advém da natureza me encanta. Jamais deveríamosternosdistanciado  dela.                                                                                                                                                Tudo está gravado nos nossos circuitos cerebrais (machos e fêmeas) ao longo desses milhares de anos de evolução. Porque será então que cientificamente já comprovado os homens têm duas vezes e meia mais espaço cerebral dedicado ao impulso sexual que as mulheres? Queridos internautas, a explicação está na evolução. Quanto mais sexo o macho fizer, mais chances ele tem de engravidar uma fêmea, perpetuando assim a espécie humana e espalhando seus genes, claro. Para a mulher, tudo isso é muito diferente. A “quantidade” de relações sexuais não contribuem para constituir uma grande família, simplesmente porque ela só está fértil em um determinado espaço de tempo do mês ( é o cio), período em que a mulher está altamente propensa ao sexo “naturalmente”. Mulheres que se conhecem bem, sabem que ficam com temperatura corporal elevada, boca salivando, humor em alta, aumento de estima e sabedora do fatal poder de sedução. Diminuem o tamanho da saia, arriscam o salto 15, não dispensam blush e gloss. Riem dos outros e de si mesmas, são lindas fêmeas que exalam feromônios e tudo isso “quase” sem perceber. Não é perfeito? Ê natureza bela e fascinante.
       Quando o homem que a tem é companheiro, cúmplice e romântico, seu cio se prolonga, pois sabe que depois da carícia, do elogio verdadeiro, ela sentirá muito prazer de novo. E assim, vamos entendendo como funcionamos, homens e mulheres. Percebo que a maioria deles sabem o que fazer, mas não fazem, por motivos muitas vezes banais, ridículos. Orgulho, birra, vaidade pessoal, preguiça… Se homens e mulheres precisam um do outro para evoluir, tão mais simples seria buscar menos respostas, fazer menos perguntas e proporcionar mutuamente muitas descobertas e mais prazer. São inúmeras diferenças, se procurássemos apenas entendê-las e não julgá-las, tão menos estressados viveríamos.                                                                                                                                                                                                                                                            
          Mulheres ainda possuem nos centros cerebrais 15% por cento a mais de neurônio que os homens, todos voltados para a linguagem e audição, por isso temos argumentos para tudo e apurada audição. Palavras não simplesmente somem no vento, possuem um significado enorme, tornam-se inesquecíveis, portanto muito cuidado com o que diz a uma mulher. O principal centro da emoção e da memória é o hipocampo, comprovadamente, é maior nas mulheres que nos homens, assim como para detectar que tipo de emoção o outro está sentindo. Mulher não vê, sente… e mais que sentir é intuir. Complicou, não é? Só tendo bastante estrogênio e progesterona para entender. Basta não julgar, não criticar, apenas perceber com o olhar o ser sensível, romântico, emocional, cuidador que é a mulher.
         Desde a história da nossa evolução, as mulheres da nossa espécie precisavam, necessitavam estar muito ligadas nas necessidades não verbalizadas das suas crias, ou seja, das suas crianças, no mínimo num período de dois a três anos. Você já pensou, se a mulher não tivesse bons circuitos cerebrais para as condições emocionais, com certeza, a espécie humana teria sido extinta, simplesmente porque todas as crianças teriam morrido. Dentro desse contexto, afirmo, que a intuição feminina não é absolutamente misteriosa para nós mulheres, porque o nosso cérebro foi presenteado para decifrar pistas emocionais e não verbais com total propriedade que o dos homens. Quantas de nós não já ouviu dizer que nossa intuição é bruxaria ou banalidade?
           Graças a Deus que nós mulheres tendemos a neutralizar conflitos, detestamos o stress, odiamos brigas pré ensaiadas, somos verdadeiras diplomatas, porque todos esses sentimentos negativos deflagram em nós um desgaste de energia emocional intenso. Estou falando de mulheres femininaaaaaaaaas, entenderam não é??                           
No homem isso acontece opostamente. Eles possuem maiores processadores na área mais primitiva do cérebro, que dão um start a ansiedade e a agressividade. O bicho homem por ser tão diferente de nós mulheres, possuem características tão marcantes que garantem sua sobrevivência. Eles saem da inércia e partem para a luta livre em segundos apenas… é inacreditável, para nós mulheres claro! Para eles, é absolutamente normal. O legal é nos complementarmos, é aprendermos que todo extremo é prejudicial, que nem tanto, nem tão pouco. Que assim como nós aprendemos a nos defender, eles precisam aprender a desarmar. Essa é a mais pura e simples realidade humana.
           Nossos hormônios afetam tanto nossos cérebros, que até o fim de nossas vidas iremos sentir e perceber isso. Serão várias modificações e a única saída para nos encontrarmos, é conhecendo-nos profundamente. É, verdadeiramente investindo no auto-conhecimento, esse sim é o maior investimento de nossas vidas.
Sugiro que loquem esse filme, assistam e me contem depois o que sentiram ao compreendê-lo, combinado!       Chama-se  “QUEM SOMOS NÓS”
Grande beijo,                                                                        
Zoelma Lima                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário